O que esperar de 2025?

Por Júlia Ramalho

Neste ano, a Estação do Saber completou 20 anos! Ao todo foram dezenove mensagens de fim de ano, trazendo palavras de reflexão.

Após duas décadas, o que ainda há para ser dito? Qual palavra pode provocar o caminhar e, ao mesmo tempo, dar as boas-vindas ao novo ano?

Desejamos que em 2025 você encontre entusiasmo!

Mas não se iluda! O entusiasmo muitas vezes é usado como sinônimo de prazer, animação e alegria. Mas o entusiasmo vai além da alegria.

Enquanto a alegria traz, em si, uma certa agitação e mania, em outros momentos ela sucumbe à sua contraparte, a tristeza. Nessa dualidade de alegria e tristeza, a vida vai se desenrolando. Como, por exemplo, depois da alegria do carnaval experimentamos a tristeza da Quarta-Feira de Cinzas. Depois daquela alegre viagem, o triste retorno à rotina…

Na busca do próximo objeto ou da próxima experiência para nos alegrar, acreditamos que “agora sim, serei alegre e feliz se…”. A busca pela alegria nos leva à paixão – “Pá-chão!”. Mas tão logo isso se concretize, vemos as coisas mudarem e, com a mudança, percebemos o “serei feliz até que…”.

Se na alegria temos a certeza e a ilusão do “agora, sim, serei feliz…”, no entusiasmo temos a certeza da “presença de espírito” e da “graça”. O entusiasmo surge de estalo, da compreensão e sabedoria. Isto é, quando, ao final de um ciclo, percebemos no seu fechamento uma abertura ao infinito.

Ser entusiasmado e ter graça permite nos comprometer. Permite nos colocar a trabalho, com nossa invenção, nossa palavra, nosso cuidado e nossa contribuição diante os desafios da nossa vida e de todos.

Nós, da Estação do Saber, desejamos a todos um Natal de perdão e amor. E que, em 2025, você possa ser quem você realmente é. E, com entusiasmo, possa contribuir com sua diferença, tornando o mundo um lugar melhor!

São os votos da Equipe da Estação do Saber.